O dia, que amanheceu com um sol tímido e as temperaturas abafadas, virou noite por volta das 9h em Santa Maria. A chuva que chegou na cidade alagou diversos pontos e causa transtornos para os moradores.
De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, formado pela Universidade Federal de Santa Maria, o acumulado previsto para todo o mês de abril era de 121 milímetros. Entretanto, só em duas horas deste sábado, das 9h às 11h30min, a chuva ultrapassou os 112 milímetros na região do Bairro Camobi. No Bairro Itararé, até agora choveu cerca de 101 milímetros.
Os leitores relataram problemas em diversos pontos da cidade. Na região leste, nos Bairros São José e Camobi, a água invadiu diversas casas.
- Quando chove fica assim e não é de agora. Já encheu as casas e perdemos todos os móveis. Precisamos de providência sobre isso e os boeiros da BR-392 - relata Jair Guimarães, que mora na Rua Rio pardo.
A chuva deve seguir na cidade, conforme Verardo. O tempo deve ficar estável no domingo, e as temperaturas voltarão a subir ao longo da semana, ultrapassando os 30ºC.
A Guarda Municipal e a Defesa Civil atendem a população pelos telefones (55) 3921-7167 e 153.
Por volta das 10h45min de hoje, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) abriu um alerta sobre as inundações na cidade, por conta de "possibilidade de ocorrências de inundação brusca em córregos e canais na área urbana e rural do município". Segundo o órgão, a previsão indica continuidade das chuvas em forma de pancadas moderadas a fortes que poderão provocar inundações pontuais, extravasamento dos canais de drenagem e alagamentos temporários de áreas rebaixadas.